Nossa História  
   

Fundadora

Madre Agathe Verhelle
(Inês Margarida Verhelle)
Nascimento - 23.02.1786
País - Bélgica

Filha do Sr. Francisco Verhelle e da Sr. Carlota Maria de Van Bussche, ela viveu numa Bélgica dominada pela França e pela Holanda protestante. As instituições católicas belgas estavam desmoronadas.

Pelo esforço pessoal (foi autodidata) e pela influência cristã de sua família, teve ainda cedo despertada a sua vocação de educadora, motivo que a levaria a fundar o Instituto das Damas da Instrução Cristã.



Fundação


Madre Agathe persistiu por seis anos no ideal de tornar-se religiosa, enfrentando inclusive a oposição aberta de sua família. O chamado de Deus, no entanto, foi mais forte. Em 18 de julho de 1815, aos 29 anos, deixou secretamente a família e ingressou na vida religiosa. Mas suas dificuldades continuaram e, dentre elas, destaca-se o fechamento, em 7 de julho de 1822, da instituição na qual ingressara. Cerca de oito meses após o fechamento, pelo rei Guilherme I da Holanda, já em 1823, Madre Agathe funda uma nova Instituição e dá continuidade a que hoje fazemos parte: Instituto das Damas da Instrução Cristã.


Evolução


Disposta a continuar o seu trabalho de educação da juventude, Madre Agathe funda, na Europa, as casas de Vracene (1827), Audenarde (1828), Bruges (1829), Renaix (1832), Anvers (1834), Gand (1838) e Liege (1838) e, após a sua morte, em 1858, o Instituto, já consolidado, expande-se pelos continentes Sul-Americano e Africano, revelando a face do Cristo educador à juventude.


 
   

 
   
Campina Grande-PB  
   

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   

CIC-DAMAS faz história em Campina Grande

 
   

     A Congregação das Damas da Instrução Cristã, como instituição religiosa, atua, na Igreja, no setor educacional. A educação é seu carisma próprio, objeto do mais puro zelo desde sua fundação em 1823.

      Júlio César ( 100 – 44 a.c) afirma “de todos os povos da Gália, os belgas são os mais destemidos”.Da estirpe dos belgas de quem fala Júlio César, MADRE AGATHE VERHELLE (1786-1838) nasceu, em Bruges, aos 23 de fevereiro. Ainda bem jovem, sentiu forte atração para se dedicar à juventude desassistida da sua época. Fundou a Congregação das DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ.

     Passaram-se muitos anos, quando o Papa Leão XIII lançou um apelo aos religiosos educadores para fundações na América do Sul. O Brasil estava, certamente, na mira da Providência. O acaso não existe, “tudo é graça”. Em outubro de 1896, a Congregação das Damas da Instrução Cristã chegou ao Brasil, estabelecendo-se em Olinda - Pernambuco e, posteriormente, transferindo-se para o bairro Ponte D’Uchoa em Recife, onde fica a Casa Sede da Congregação.

      Para “REVELAR A FACE DO CRISTO EDUCADOR”, as filhas da Madre Agathe chegaram ao Planalto da Borborema e aí fundaram, em Campina Grande-PB, o COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO, recebendo este nome em homenagem à padroeira da cidade.

     A fundação aconteceu no dia 1º de março de 1931, por solicitação do Arcebispo D. Adauto de Miranda Henriques. As fundadoras foram as irmãs Dominique, Alice, Livine e Martina. A casa onde ficaram instaladas (no local atual), “era pobre, de biqueira, sem água e sem luz. Um antigo depósito de algodão ao lado, foi dividido com tabiques onde funcionaram as primeiras salas de aula”.

     Estamos em Campina Grande há quase 80 anos, as Irmãs e todos que compõem a Comunidade Educativa do CIC respondem ao desafio dos inimagináveis problemas do mundo atual, com Fé, generosidade, imaginação, competência e audácia de quem tem várias décadas de história para contar.“DUC lN ALTUM!”

 

 

 
 
 
 
     
 

 

 

 
     
     

A Direção  
Proposta pedagógica  
Nossa Missão  
Rede DAMAS  
Nossa História  
Localização e
estrutura
 
   
 
Página Principal  
Institucional  
Setores  
Galeria de Fotos  
Informativos  
Educação Física
 
Blogs  
Vestibulares  
Infraestrutura
 
Sala de Imprensa  
Webmail  
Contatos  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Educa??o Infantil Ensino FundamentalEnsino Fundamental IIEnsino M?dio Educa??o Infantil Ensino Fundamental Ensino Fundamental II Ensino M?dio